A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), em parceria com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), realizou hoje (16) uma reunião de apresentação do Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional do Brasil e do Estudo de Posicionamento de Produtos por Mercado.
A Embratur pretende apresentar ao trade a proposta chamada Plano Aquarela 2020, com a incorporação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, e divulgar o Estudo de Posicionamento de Produtos por Mercado.
De acordo com a assessora da presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, a Embratur quer unificar as estratégias e fomentar a diversificação da oferta turísticas nos Estados brasileiros. “Queremos unificar as ações e mostrar a Mato Grosso do Sul quais as estratégias nacionais propostas pelo Plano Aquarela até 2020, seus objetivos e metas” afirmou Kátia.
O plano traça metas e objetivos para que o Brasil consiga antes, durante e depois dos grandes eventos esportivos programados se projetar como destino turístico no exterior e, além de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, incentivar que as viagens desse público ao País durem mais tempo, visitem novos destinos que vão despontar com a grande exposição que o Brasil terá na mídia internacional.
Para a presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brun, uma das metas do Governo é unificar o turismo, o meio ambiente e a cultura. “A parceria do turismo e do meio ambiente e da cultura, é fundamental para que se tenha a sustentabilidade das ações” destacou Nilde.
Antes da apresentação do Plano Aquarela, os técnicos e gestores da Fundtur participaram de duas apresentações que mostraram as potencialidades de Bonito e do Pantanal.
A reunião teve quatro objetivos específicos principais: apresentar o Planejamento estratégico de promoção internacional do turismo brasileiro; apresentar a metodologia utilizada no projeto; apresentar a grade de produtos do Plano Aquarela relativos a Mato Grosso do Sul; garantir o envolvimento do Estado e da iniciativa privada na promoção internacional dos produtos prioritários.
Os participantes conheceram a metodologia e critérios utilizados para a análise dos produtos da grade. Com este conhecimento, poderão tomar parte das discussões sobre os aspectos referentes aos produtos avaliados e as ações programadas pela Embratur na promoção e avaliarão as possibilidades de aproximação e alinhamento com a estratégia de promoção internacional dos produtos do Estado já programadas para 2010 pela Embratur e sobre como otimizar seus recursos de promoção.
Participaram do evento gestores públicos e técnicos dos órgãos de turismo nas instâncias estaduais e municipais e representantes do Sebrae e de Convention & Visitors Bureaux locais.