O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana o resultado do censo escolar referente ao ano de 2008. Um dos destaques da pesquisa é o aumento do número de brasileiros matriculados em cursos de Educação Profissional. Em Mato Grosso do Sul, o índice subiu 20,4% em relação a 2007 quando registrou 5.852 alunos de ensino profissionalizante. Em 2008 foram 7.045 matriculados nestes cursos, uma diferença positiva de 1.193 estudantes.
Em todo o País o percentual de alunos matriculados em escolas de educação profissional aumentou 14,7% em relação a 2007. Neste ano esses índices devem ser ainda maiores, uma vez que o governo federal tem projetos de expansão do ensino profissionalizante.
Mato Grosso do Sul terá sete municípios beneficiados com unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O instituto será composto por campus localizados em Campo Grande, Nova Andradina, Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Coxim. A metodologia dos Institutos Federais vai além do simples ensino de ofícios, entra também no campo do ensino técnico e científico.
A educação profissional que será implementada nos institutos visa a inclusão social e tem o compromisso de intervir na realidade da região onde atua, identificando problemas e apontando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável. De acordo com dados do MEC apenas 30% dos jovens brasileiros tem acesso ao ensino superior, a educação profissional é uma alternativa para os outros 70%.