Veículos de Comunicação

Paranaíba

Escola Estadual ganha revitalização com recursos de penas alternativas

Recursos oriundos de penas alternativas aplicados em favor da comunidade.

Escola Estadual Aracilda recebe reforma paisagística
Escola Estadual Aracilda recebe reforma paisagística

A Escola Estadual Aracilda Cícero Correia está sendo revitalizada com recursos do trabalho desenvolvido na Vara Criminal e no Juizado Criminal da comarca de Paranaíba. A pena pecuniária é uma sanção penal que consiste no pagamento de uma quantia em dinheiro, como uma alternativa à prisão.

Esses recursos ficam depositados em contas do Poder Judiciário e no caso de Paranaíba, é administrado pelo Juiz da vara criminal, dr Edimilson Barbosa Avila

O projeto de reforma paisagística da escola  Aracilda, surgiu após pedido de providências formulado pela Associação de Pais e Mestres com acompanhamento do Ministério Público Estadual.

A reforma está dividida em etapas  e a primeira etapa do projeto contou com investimentos de R$ 150 mil. A estimativa é de que o projeto ainda demandara investimentos de R$ 400 mil nas fases subsequentes.

Em função dessa ação, o  dr Edimilson Barbosa Avila, recebeu uma moção de aplausos na última sessão da Câmara Municipal, por iniciativa da presidente Wanice Luciana.

Ex-aluno da escola Aracilda, o magistrado explica a destinação este ano dos recursos arrecadados com as penas pecuniárias e lembra que diversos projetos já foram contemplados na cidade.

Em 2025, a escola está oferecendo  ensino fundamental (4º ao 9º ano) em tempo integral, das 7h às 15h30, com direito a três refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde).  

O ensino médio regular está disponível nos turnos matutino e vespertino, permitindo maior flexibilidade para alunos que desejam trabalhar.  A novidade é a integração do curso técnico de Inteligência Artificial ao ensino médio, preparando os alunos para o mercado de trabalho em uma área de alta demanda.