Estão abertas até 16 de maio as matrículas para preencher 517 vagas distribuídas entre seis cursos técnicos de nível médio na modalidade EAD (Ensino à Distância) do Senai de Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, são oferecidas 100 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em segurança do trabalho (50 vagas) e em automação industrial (50 vagas). Os valores dos cursos não foram divulgados.
As outras vagas foram distribuídas nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí. Os seis cursos oferecidos são os de técnico em automação industrial, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em edificações, técnico em segurança do trabalho, técnico em eletroeletrônica e técnico em técnico em alimentos.
Apesar de os cursos técnicos de nível médio serem na modalidade EaD, parte das aulas são presenciais e serão ministradas nas unidades operacionais localizadas nas cidades já citadas. A vantagem é que o aluno pode assistir às aulas pela internet no momento em que preferir, desde que dedique, pelo menos, 20 horas por semana e cumpra a carga horária obrigatória em aulas presenciais, sendo que o início das aulas está previsto para o dia 19 de maio.
Para se matricular, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e, no caso de menores de 18 anos, estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando os seguintes documentos (originais e cópias): uma foto 3×4 recente, carteira de identidade, CNH dentro do período de validade, CPF ou declaração da Receita Federal, título de eleitor (para maiores de 18 anos), histórico escolar do Ensino Médio, comprovante de residência atualizado, certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos) e, no caso de candidatos estrangeiros, passaporte ou registro nacional de estrangeiro.
Distribuição das vagas
Em Campo Grande, são 172 vagas distribuídas pelos cursos técnico em manutenção e suporte em informática (40 vagas), técnico em manutenção industrial (40 vagas), técnico em segurança do trabalho (44 vagas) e técnico em edificações (48 vagas). Já em Corumbá são 80 vagas distribuídas pelos cursos técnico em eletroeletrônica (40 vagas) e técnico em edificações (40 vagas).
Para Dourados, são 105 vagas distribuídas entre cursos técnico em segurança do trabalho (25 vagas), técnico em edificações (30 vagas), técnico em alimentos (25 vagas) e técnico em automação industrial (25 vagas). Em Maracaju são 30 vagas para o curso técnico em manutenção e suporte em informática, enquanto em Naviraí são 30 vagas para o curso técnico em automação industrial.