Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ferroeste é uma vitória de André e Requião

"A Ferroeste está definitivamente na agenda política e econômica do governo federal. É uma vitória do governador André Puccinelli e do governador Roberto Requião, do Paraná. A partir de agora, os acontecimentos ganham rapidez, os prazos encurtam, as decisões se encadeiam e o processo não se interromperá até que a ferrovia seja construída e aberta à operação. Essa é a avaliação do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, sobre o projeto do ramal ferrovário que vai ligar as cidades de Paranaguá a Maracaju.
Para o governador André Puccinelli, a ferrovia vai transformar o Estado no celeiro da região Centro-Oeste. "Os investimentos em infra-estrutura logística tornam os modais mais baratos para o escoamento da produção agrícola, o que tornará o Estado mais competitivo no mercado internacional, favorecendo os produtores que se dedicam à exportação", explicou.
Paraná e Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Ministério dos Transportes, estabeleceram em Brasília um grupo de trabalho para avançar nos estudos que vão indicar o modelo de gestão das obras da extensão da Ferroeste no sentido de Guarapuava/Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo/Maracaju, em Mato Grosso do Sul. O grupo vai ser responsável também pelo projeto de ampliação da linha férrea em direção ao Porto de Paranaguá (foto).
O presidente da Ferroeste ressaltou que as reuniões mantidas em Brasília e que estão previstas para serem realizadas a partir do próximo mês demonstram que os governos dos dois estados contam com apoio do Ministério dos Transportes para captar os recursos necessários para financiamento da obra. Segundo o secretário de Obras, Edson Giroto, que integra a equipe de trabalho responsável pela implantação da ferrovia, o próximo encontro acontece no dia 9 de março.
Samuel Gomes afirma que a criação da força-tarefa pela União e pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul "é um passo gigantesco para as futuras obras da ferrovia". O secretário estadual de Planejamento e Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros, também integra o grupo de trabalho. Na próxima reunião ele e o Giroto, com os diretores da empresa do Paraná e de técnicos do Ministério dos Transportes, vão definir o modelo de gestão das obras de extensão da Ferroeste no sentido de Guarapuava a Guaira, no Paraná, e Mundo Novo/Maracaju.