Veículos de Comunicação

Maracaju

Governador de MS sobrevoa cidades atingidas por temporais

Após estragos com as chuvas, governo decretou estado de emergência em 14 municípios da região sul

 - Defesa Civil/MS
- Defesa Civil/MS

Diante dos estragos causados pelas chuvas desde o início do mês, em Mato Grosso do Sul, principalmente em cidades da região Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), realiza sobrevoo nesta segunda-feira, 7, nas áreas mais atingidas. O objetivo é avaliar a situação de cada área e estabelecer medidas emergenciais junto às prefeituras municipais.

Na última sexta-feira, 4, o governo do estado decretou situação de emergência em 14 cidades. De acordo com a assessoria de imprensa, o governador deverá sobrevoar por seis cidades. Reinaldo Azambuja deixou Campo Grande às 8h, em um avião do Exército, e seguiu para Ponta Porã. Em seguida, está previsto sobrevoo para o município de Amambai, a partir das 10h40. Já a partir do meio dia, Azambuja deverá passar por Tacuru e pelas cidades de Iguatemi, Naviraí e, por último, Dourados. O retorno à Campo Grande está previsto para as 15h. 

Estragos
Neste domingo,6, uma ponte que liga Guia Lopes da Laguna a Jardim foi interditada po causa da cheia dos rios Miranda e Santo Antônio. Também uma barragem, de quase 20 metros, se rompeu em Caarapó, destruindo a represa do balneário municipal. 

Ao menos 46 pontes foram destruídas e danificadas pelas chuvas, sendo que 18 delas foram praticamente arrastadas por correntezas e enxurradas, conforme levantamento da Defesa Civil do estado.

Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos também foram destruídos ou danificados parcialmente. As cidades atingidas são Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado são as cidades abrangidas pelo decreto.

Com o decreto, as cidades poderão receber recurso oriundo do Governo Federal para reconstrução de áreas atingidas.