A partir do próximo sábado (20), o Governo Municipal de Brasilândia inicia a coleta de seletiva do lixo eletrônico. A ação tem como objetivo dar o destino correto a estes materiais e garantir a preservação do meio ambiente, assim como o desenvolvimento sustentável. O recolhimento será até o dia 27 deste mês.
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Donizeth Rodrigues, os postos de coleta serão nas escolas municipais Antônio Henrique Filho e Paulo Simões Braga, e, na Praça Santa Maria.
Os aparelhos e materiais que serão aceitos para a coleta são: pilhas, DVD, fax, som, controle remotos, videogames, aquecedores, ar condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, cd room, celular, centrais telefônicas, chapinhas, computadores, placas mãe, placas de computador, ferro de passar, conectores, copiadoras, CPU, disco rígido/HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitor CBT, monitor LCD, mouse, no breaks, notebooks, pen drive, máquina de lavar e televisor (tubo).
Os materiais recolhidos serão encaminhados para uma empresa de materiais recicláveis localizada em Presidente Prudente (SP), onde é feita a triagem dos materiais para a reciclagem.
O prefeito Jorge Diogo ressaltou a importância deste trabalho para o município. “Pedimos para que a população seja a nossa parceira e leve aqueles aparelhos ou materiais que já não estão sendo utilizados para os postos de coleta. Assim, evitaremos a destinação incorreta e a poluição”, ressaltou o secretário.