Famílias beneficiárias do programa Vale Renda, que residem em Campo Grande, participam este mês de reuniões socieoeducativas com profissionais da 8ª Vara do Juizado Especial que atuam na Justiça Itinerante.
A finalidade do encontro realizado pelo poder Judiciário é orientar as famílias sobre seus direitos e deveres, esclarecer informações quanto aos serviços prestados pelo agente comunitário de justiça, responsável pela orientação da comunidade e solução de pequenos desentendimentos, cobranças e solicitação de certidões, entre outros serviços jurídicos gratuitos prestados pela Justiça Itinerante à população.
Os encontros estão sendo realizados em oito regiões de Campo Grande: Ananhanduizinho I e II, Bandeira, Imbirussu, Lagoa, Prosa, Segredo e centro da Capital. Cada região será coordenada por uma instituição parceira do projeto realizado pelo governo do Estado.
Na região do Ananhanduizinho I o encontro será coordenado pela Coordenadoria da Mulher; Anhanduizinho II pela Fundação de Trabalho do Estado (Funtrab); Bandeira pelo Detran; Imbirussu pela Uniderp; Lagoa pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Segredo pelo Procon e centro da Cidade pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As parcerias foram firmadas este ano pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).
Hoje (23), no período da tarde, acontece o encontro nas regiões do Ananhanduizinho I e II, Imbirussu e Lagoa. No dia 26 e 27 no Ananhanduizinho I e II, Bandeira, Lagoa, Prosa e Segredo. Dia 28, na região do Ananhanduizinho I, Bandeira, Imbirussu, Lagoa e Segredo. Dia 29, Ananhanduizinho I e II, Bandeira e Segredo; e no dia 30 Ananhanduizinho I e II, Imbirussu e Segredo.
Benefício
O Vale Renda é um programa de transferência de renda que beneficia cerca de 60 mil famílias em todo o Estado. O benefício mensal no valor de R$ 130,00 é pago às famílias com renda de até meio salário mínimo quando constatada a necessidade da ajuda financeira – e que residam no Estado há pelo menos dois anos.
Os beneficiários participam mensalmente de reuniões com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e propiciar um maior acesso às políticas públicas de assistência social.