Veículos de Comunicação

Oportunidade

Iagro altera etapas de vacinação contra a febre aftosa

Durante todo o mês de fevereiro, fica facultada ao produtor a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses de idade

-
-

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal de Vegetal (Iagro) publicou hoje (23), no Diário Oficial do Estado, uma portaria alterando o calendário de vacina contra a febre aftosa no rebanho de Mato Grosso do Sul. De acordo com o documento, durante todo o mês de fevereiro, fica facultada ao produtor a vacinação de bovinos e bubalinos de até 12 meses de idade.

O produtor que optar por realizar a vacinação contra febre aftosa nesse período se responsabilizará pelo custeio e aplicação da vacina. Para a aquisição da vacina, é necessária a autorização do órgão responsável, que deve supervisionar a aplicação do remédio. O Serviço Veterinário Oficial pode realizar a vacinação estratégica contra febre aftosa em propriedades ou regiões determinadas.

A validade da vacinação contra febre aftosa para trânsito será até o último dia antes do início de uma nova etapa, independente da data da última vacinação contra a doença para todos os animais envolvidos na campanha, tendo como finalidade cria, recria, engorda, reprodução ou aglomeração.

As mudanças foram feitas considerando-se diretrizes para a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para aplicação em todo o território nacional. As normas para Trânsito Animal permanecem inalteradas. Os produtores que tiverem propriedades rurais na Zona de Alta Vigilância (ZAV) devem fazer a identificação individual dos animais. O transporte deve ser feito somente com a Guia de Trânsito Animal (GTA).