O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o edital para ingresso nos cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, no segundo semestre letivo deste ano. O campus de Três Lagoas oferta 40 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ao todo, são oferecidas mil vagas nos dez campi da instituição, em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas.
A oferta abrange as áreas de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
Inscrições
Deverão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril, na página do Sisu.
O candidato deverá acessar o site com seu login e senha e buscar, no sistema de inscrições, o curso e a vaga oferecidos pelo IFMS, marcando sua opção.
Poderão se inscrever no Sisu 2021 os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e também em todas as áreas do conhecimento.
A previsão é que o resultado e a convocação da primeira chamada para matrículas sejam publicados no dia 13 de abril, na página do Sisu, e no dia seguinte na Central de Seleção do IFMS.
A lista de espera será divulgada, na página do Sisu, no dia 22 de abril. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse durante o período estipulado no cronograma do Sisu.
Com base na lista de espera, o IFMS divulgará a segunda chamada para matrículas no dia 27 de abril.
Ações Afirmativas (Cotas)
Metade das vagas ofertadas é para candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% se destinam àqueles com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio.
Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito de um acréscimo de 20% na nota do Enem.
A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição.