O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou, durante esta semana, a distribuição de 300 computadores, que foram doados pelo Ministério da Educação (MEC), para atendimento aos estudantes da instituição. Trinta deles foram destinados especificamente para equipar o laboratório de Informática do Campus Três Lagoas.
O número de computadores para cada campus foi estabelecido com base em critérios como a quantidade de matriculados e de estudantes em situação de vulnerabilidade social, entre outros.
O IFMS buscou os equipamentos na sede do MEC, em Brasília, no mês da janeiro. Agora, os computadores serão emprestados a estudantes em situação de vulnerabilidade social para que possam desenvolver atividades não presenciais de ensino.
“A reitoria identificou a necessidade dos estudantes. A partir daí, realizamos a solicitação e a articulação junto ao ministério para obter os equipamentos. Em parceria com os campi, fizemos todo o processo e asseguramos a doação. Agora, com a distribuição, materializamos nosso objetivo de proporcionar melhor qualidade de aprendizado para nossos jovens durante a pandemia”, afirmou a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.
O primeiro semestre letivo de 2021 iniciou nesta segunda-feira (8) nos dez campi da instituição.
Assistência Estudantil
Com a suspensão das atividades presenciais de ensino, em março do ano passado, os estudantes de cursos presenciais do IFMS passaram a assistir aulas de forma remota.
Entretanto, há uma parcela de estudantes da instituição em situação de vulnerabilidade social, o que demandou apoio institucional por meio de editais, como o auxílio emergencial e o auxílio para acesso digital.
A diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel, explica que o IFMS busca dar apoio aos estudantes em diversas áreas, para que possam manter-se matriculados, ainda que com todas as dificuldades impostas pela pandemia.
“A Política de Assistência Estudantil implementada, em 2020, pelas áreas de serviço social, biblioteconomia e nutrição educacional, permanecem em andamento em 2021 e visam contribuir para a formação integral dos estudantes, dirimindo suas necessidades no que tange aos aspectos socioeconômicos, nutricionais e psicopedagógicos, em especial para àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, explicou a diretora.
Histórico
A última decisão sobre suspensão das atividades presenciais foi tomada em 22 de fevereiro, determinando a prorrogação da suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até 15 de julho.
Entretanto, a última decisão permite que os gestores autorizem a realização de atividades presenciais apenas para atender a necessidades letivas e administrativas que não possam ser executadas remotamente. São exemplos as aulas práticas de laboratório, atividades rurais em campus agrícola e de fiscalização de obras e contratos, dentre outras.
Desde o dia 18 de março, os campi do IFMS e a reitoria não realizam atividades presenciais. A Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus se reúne periodicamente para elaborar orientações sobre as medidas a serem tomadas no enfrentamento à pandemia.