O incêndio no Pantanal, que começou no último sábado (26), já queimou mais de 80 mil hectares na região do Passo do Lontra, perto do Morro do Azeite. O coordenador estadual da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fábio Catarineli, informou que voltará a sobrevoar a área do incêndio florestal na manhã desta quarta-feira (30) para fazer um novo reconhecimento do local. “No último sobrevoo era possível ver uma linha de fogo de mais de 50 quilômetros.”
As chamas já ultrapassaram os dois lados da BR-262 e os motoristas precisam ter cuidado redobrado com a fumaça e os animais silvestres que estão fugindo do incêndio. Políciais rodoviários federais têm feito rondas no intuito de flagrar os autores das queimadas e acionado o Corpo de Bombeiros para combater o fogo. A orientação aos motoristas é para que evitem viajar no período noturno até que cessem as queimadas. Não houve bloqueio de rodovia até o momento.
A dificuldade para apagar o fogo se deve ao difícil local de acesso, que está sendo feito somente por meio de helicóptero. Além disso a vegetação está muito seca e vento muito forte, o que propaga as chamas com mais rapidez. No começo da tarde haverá um novo pronunciamento oficial sobre a situação.