O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Setores de Endemias e Entomologia iniciaram o Censo Animal 2021 em Três Lagoas. O objetivo é saber quantos animais domésticos tem na cidade.
Agentes de saúde começaram a percorrer os bairros, visitando as residências e fazendo um levantamento. O trabalho começou pelos bairros Nossa Senhora Aparecida, Vila Alegre e Santa Julia.
No início de julho, outros bairros receberão os agentes que estão trabalhando no Censo. De acordo com o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira ,será deixado um aviso nas residências fechadas sobre o Censo.
Caso o morador não esteja em casa podem entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3929-1803 ou Endemias (67) 3929-1036.
Ainda segundo Alcides, esse levantamento é necessário para ajudar no combate de endemias como leishmaniose e nortear as ações da Secretaria de Saúde, em relação à saúde animal.
Durante o levantamento, o agente registra a quantidade de animais domésticos na casa, nomes, idades, raças e sexo. Após o fechamento total do Censo, ações mais específicas poderão ser realizadas, como por exemplo, adquirir a quantidade necessária de materiais e medicamentos utilizados nos serviços ofertados pelo CCZ, Endemias e Entomologia.
O último levantamento, realizado há mais de 15 anos, apontou que Três Lagoas contava com aproximadamente 12 mil cães e 3 mil gatos.