Várias agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mato Grosso de Sul suspenderam o atendimento presencial entre os dias 22 e 28 de março. Na lista, está a unidade de Três Lagoas, que a partir desta segunda-feira (22) só receberá segurados agendados para perícia médica. Esse tipo de serviço continuará a agência, mas com revezamento dos servidores.
A medida é uma das alternativas para tentar conter o avanço da Covid-19 no estado. De acordo com a gerente do INSS de Três Lagoas, Rosane Ballerini, todas as pessoas que estão com algum tipo de agendamento e que, não seja perícia médica, devem remarcar o atendimento, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Também pelo site do INSS.
Novo sistema
Dessa forma, a unidade passou a adotar um novo sistema de atendimento para entrega de documentos. O serviço chama “Exigência Expressa” e a modalidade é semelhante ao drive-thru. Os assegurados poderão levar cópias de documentos, dentro de um envelope que será depositado em uma urna. A urna disponibilizada pelo INSS está posicionada na porta da agência, pelo lado de fora. A caixa coletora fica disponível de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
Esse tipo de sistema vale para diversos serviços, como aposentadoria, pensões, salário-maternidade, auxílio reclusão. Não serão aceitos os documentos originais, somente as cópias, que não precisam ser autenticadas em cartório.
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