A Kia Motors está entre os maiores vencedores do Automotive Brand Contest 2014, concurso internacional anual dirigido pelo Conselho Alemão de Design para as marcas automotivas. O júri contemplou a Kia com prêmios em três categorias, ontem, no Salão do Automóvel de Paris que abre suas portas ao público no próximo dia 04.
A equipe de design da Kia, liderada por Peter Schreyer, presidente e chefe de Design da Kia Motors Corporation e da Hyundai Motor Group, levou o prêmio ‘Team of the Year’, resultado de um trabalho construído em três continentes. Kia Motors tem centros de design na Coreia, Califórnia e Alemanha.
Dois prêmios foram concedidos também aos veículos da Kia. O modelo Provo, carro conceito esportivo revelado no Salão Automóvel de Genebra 2013, foi nomeado o "Melhor dos Melhores" na categoria ‘Concepts’. Já a segunda geração do SUV compacto, o Kia Soul, foi o vencedor na categoria ‘Exterior Volume Brand’.
“Peter Schreyer e sua equipe global realizaram um grande trabalho ao longo dos últimos anos. Em um ambiente aparentemente saturado de possibilidades formais, a marca Kia apresentou um design único que se destaca da multidão e lhe dá uma aparência inconfundível”, disse disse o júri ao justificar a sua escolha para o prêmio especial ‘Team of the Year’.
Peter Schreyer comentou que “esse triunfo triplo é um endosso fantástico do trabalho realizado por nossa equipe de design, que absolutamente merece esse sucesso. Estou emocionado sobre os prêmios e muito orgulhoso de minha equipe”.
Conselho Alemão de Design – Uma longa tradição de competência de design, o concurso “Automotive Brand Contest”, fundado em 2011, rapidamente se tornou em uma competição altamente respeitada. Ela é realizada pelo Conselho Alemão de Design (Rat für Formgebung), fundada em 1953 como uma iniciativa do Parlamento Federal Alemão com foco no fortalecimento da competência de design da economia alemã. Hoje, esta fundação tem os centros de competência mais importantes do mundo para a comunicação e transferência de conhecimento na área de design.
A instituição independente é patrocinada por mais de 200 empresas, tanto na Alemanha como no exterior. O “Automotive Brand Contest” está aberto a todas as empresas na indústria automobilística e seus parceiros na indústria de alimentação, as áreas de design e marcas de comunicações. Há dez categorias de premiação e quatro categorias dos prêmios especiais que cobrem todo o aspecto de design – desde a concepção e conceitos de veículos, a concepção da marca e de rede multimídia, para campanhas e eventos.
Provo e Soul – O conceito Kia Provo se destaca com a sua distinta e elegante aerodinâmica e design. Desenvolvido pelo centro de design europeu da Kia, em Frankfurt, na Alemanha, o veículo do segmento B tem 3,88 metros de comprimento, é um carro construído para atender aos gostos europeus e foi criado para oferecer uma nova interpretação do DNA dos coupés esportivos do passado. O Provo possui todas as vantagens de materiais e tecnologias de ponta, tal como motorização powertrain híbrida de carro inteligente. Ele combina um motor Turbo GDI Fe 204 cv (150 kW) com um motor elétrico.
Para o novo Kia Soul este último título é o terceiro prêmio de design, um prestígio apos os 'IF Product Design Award "e o ‘Red Dot Award ". O design externo da segunda geração do modelo foi criado no centro de design da Kia em Irvine, Califórnia.
Em comparação com o original, o Kia Soul é um carro completamente novo, com um novo design, plataforma interior. Porém seus traços de caráter foram preservados: postura ereta, ombros largos, o posicionamento alto das luzes traseiras e sua distância em relação ao solo. Já o design interno do modelo foi desenvolvido pela equipe de design em Frankfurt, com o apoio da equipe de Namyang, na Coreia. E é caracterizado como elegante com materiais de alta qualidade e novos elementos de conforto, como ventilação dos bancos na frente, banco do condutor eletronicamente ajustável e volante aquecido, dependendo do modelo. O novo Soul é também o primeiro Kia que traz a carroceria em dois tons (opcional).