Um levantamento da infra-estrutura das escolas de educação básica da rede pública brasileira será feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Serão apuradas a situação de equipamentos e mobiliário e as condições de uso dos banheiros, refeitórios, telhados etc.
As informações serão reunidas em um banco de dados, acessível pela internet, para balizar políticas públicas educacionais e melhorar a gestão escolar. “Tendo nas mãos todos os dados, ficará mais fácil para o gestor saber onde ampliar ou reformar uma escola, por exemplo”, diz Leopoldo Alves Júnior, diretor de programas e projetos educacionais do FNDE.
O levantamento será feito com o apoio de um novo sistema, o levantamento da situação escolar na web (LSEweb). “Quando o município pedir a reforma de uma escola, verificaremos no sistema se o pedido é condizente com a situação”, afirma Alves Júnior.
A ferramenta começa a ser testada esta semana, no Ceará. Até o dia 20, gestores do estado e do município de Aquiraz aprenderão a preencher os formulários com as informações sobre as escolas, farão a coleta dos dados nas unidades de ensino e os incluirão no LSEweb.
Depois da avaliação no Ceará, a capacitação no restante do país deve começar em março.