O presidente da Fiems, Sérgio Longen, validou com o senador Nelsinho Trad a apresentação de projeto de lei no Senado Federal para autorizar a compra de vacina contra a Covid-19 por parte da iniciativa privada nacional. “Nós precisamos avançar mais na iniciativa privada e menos no Estado. É importante participar desse processo e que esse imbróglio jurídico seja superado brevemente”, disse Longen.
Essa não foi a primeira investida da FIEMS para adquirir o imunizante, no fim de 2020 a federação apresentou um protocolo para a compra de 150 mil doses de vacina produzida pela Pfizer, porém, a ação foi proibida. Agora, com o apoio do senador Nelsinho Trad, o projeto de lei será apresentado ao Senado nesta semana.
A compra de vacinas de outros países requer a regulação da Anvisa, o que segundo Longen, não será um problema, “Tenho certeza absoluta que, se o senador Nelsinho Trad vai conseguir aprovar o projeto. Da forma que ele me apresentou, a iniciativa privada vai conseguir imunizar toda a população de Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente.
Nelsinho Trad confirmou que está trabalhando para que as empresas tenham acesso direto na compra da vacina. “Estamos aguardando respostas do governo federal para apresentá-lo o mais breve possível”.