Veículos de Comunicação

Maracaju

Mais de 103 mil eleitores votarão em urnas biométricas nas eleições

Em Três Lagoas, o novo sistema está previsto para vigorar na eleição presidencial, em 2018

Eleitores de 9 cidades de MS votarão pelo sistema de votação nas eleições 2016 - Ilustração
Eleitores de 9 cidades de MS votarão pelo sistema de votação nas eleições 2016 - Ilustração

Eleitores de nove municípios sul-mato-grossenses irão eleger os futuros governantes nas eleições de 2016 por meio do voto biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), 103.266 moradores já fizeram o cadastramento por meio das impressões digitais e estão aptos a votar em urnas biométricas, no dia 5 de outubro. O número inclui aqueles que transferiram o título e os novos alistados.

O levantamento feito pela Justiça Eleitoral ainda não é definitivo para o próximo pleito porque o prazo para regularizar a situação eleitoral termina no mês de maio, quando é realizado o fechamento do cadastro nacional. Em Três Lagoas, o novo sistema está previsto para vigorar em 2018.

Das nove cidades cadastradas apenas no município de Bonito, que possui 16.277 eleitores, a votação em urnas biométricas será realizada pela primeira vez. De acordo com o Tribunal, a revisão biométrica na cidade iniciou no mês de outubro e ainda não foi concluída.

Dessa forma, os eleitores terão até o dia 11 de dezembro deste ano para comparecerem ao cartório eleitoral local levando cópia e original de documento pessoal de identificação, como também o comprovante de residência. No caso de homens maiores de 18 anos é necessário apresentar o comprovante de quitação de serviço militar.

Devem votar também em urnas biométricas os eleitores dos municípios de Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Bandeirantes e Jaraguari. A Justiça Eleitoral ressalta que o voto biométrico está sendo implantado nos municípios com menor número de eleitores.

Destaca ainda que o sistema de biometria auxilia a impedir fraudes, pois, além do mesário verificar os documentos, o eleitor também tem que colocar as impressões digitais em um scanner. Em 2016, 1.815.084 eleitores de Mato Grosso do Sul devem ir às urnas para eleger prefeitos e vereadores de 79 municípios.