Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

MEC confirma abstenção de 33% nas últimas provas do Enem em MS

Percentual de participação foi praticamente o mesmo do registrado no ano anterior, mas o total de alunos neste ano foi maior que em 2023

Mais de 34 mil  estudantes comparecem ao segundo dia de provas do Enem em MS
Mais de 34 mil estudantes comparecem ao segundo dia de provas do Enem em MS | Foto: Reprodução/Inep

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (13) novos dados sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 10 deste mês.

Em Mato Grosso do Sul, de um total de 51,1 mil inscritos, 34 mil (66,6%) compareceram às provas no último domingo. O número supera em 2,7 mil estudantes o total de inscritos que fizeram as provas do segundo dia do Enem em 2023, quando houve o registro de 31,3 mil alunos.

O índice de abstenção em MS (33,4%) registrado no Enem do dia 10 de novembro foi praticamente o mesmo índice do segundo dia de provas no ano passado (33,9%). Tradicionalmente, conforme os dados do MEC, a presença no segundo dia é menor do que a do primeiro dia em todo o país.

Em 3 de novembro, data da primeira avaliação do Enem, com a redação e avaliações de linguagens, o comparecimento dos estudantes de Mato Grosso do Sul foi de 71,2%. No ano passado, 70,4% dos inscritos no estado fizeram as provas no primeiro dia.

Em relação aos dados nacionais, a média entre os estados revela que 73,4% dos inscritos compareceram às provas no primeiro dia, enquanto 68,9% fizeram o Enem no segundo dia de avaliação, em 10 de novembro.

Sergipe foi a Unidade da Federação com maior percentual de alunos presentes no primeiro dia de provas (78,9%). No segundo dia, o estado do Ceará apresentou o maior índice de participação (75,7%).

Ao todo, 1.925 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, por ausentar-se antes do horário permitido, ou por não atender orientações dos fiscais, entre outros motivos.

Outras 1.037 pessoas tiveram problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

REAPLICAÇÃO 

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem, por meio da Página do Participante, termina nesta sexta-feira (15).

As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

GABARITO E RESULTADO 

Os gabaritos e os Cadernos de Questões oficiais do Enem 2024 serão divulgados na próxima semana. Os resultados finais serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

REDE PÚBLICA 

O Enem 2024 teve maciça participação de concluintes do ensino médio na rede pública, com 94% de participação, o que significa 1,66 milhão de inscritos. Em 2023, esse percentual foi de 58% e em 2022, foram 48%.

Em Mato Grosso do Sul, 84% dos concluintes do ensino médio matriculados na rede pública do estado se inscreveram para o Enem 2024.