Três Lagoas atingiu mais de 100% da taxa de ocupação de leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19. Na semana passada, 10 novos leitos de UTI foram habilitados, mas todos já estão ocupados.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (24), todos os leitos de enfermaria e de UTI, tanto públicos, quanto privados estavam superlotados.
Os leitos de UTI atingiram 100% da taxa de ocupação. Os de enfermaria também, sendo que os privados, chegaram a 130% da taxa de ocupação. Atualmente, 75 pacientes estão internados em leitos de UTI e de enfermaria. Desses, 61 são casos confirmados e 14 suspeitos.
No boletim, a prefeitura ressalta que, em março de 2020, a administração municipal adquiriu 40 aparelhos respiradores e monitores cardíacos, os quais estão à disposição do Hospital Auxiliadora para a montagem de leitos de UTI. Atualmente, o Hospital Auxiliadora conta com 30 leitos de UTI mantidos pelo Município e Estado.
Os outros 10 leitos ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde. Segundo o Hospital Auxiliadora, além disso, é preciso ter o custeio para montar os leitos, como: equipe, insumos, materiais, entre outros equipamentos. O hospital ressalta que, não é somente os respiradores, são necessários todos esses equipamentos para atender o paciente com Covid-19. O hospital diz que está em contato diário com a prefeitura e governo estadual para viabilizar novas habilitações.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 10 pacientes que estão na UTI, têm entre 50 e 59 anos. Oito, entre 40 e 49 anos, sete entre 30 e 39 anos, e sete entre 70 e 79 anos. Quatro tem entre 70 e 79 anos, e um, com mais de 80 anos.
Atualmente, Três Lagoas tem 1.191 pessoas em tratamento contra a Covid. A maioria cumpre o tratamento domiciliar. O número de casos ativos aumentou consideravelmente nos últimos dias, o que preocupa as autoridades de saúde, pois em alguns casos, os pacientes podem necessitar de internação.