São imunizados em Campo Grande nesta terça-feira (20), exclusivamente, militares das forças armadas da ativa e trabalhadores da saúde que atuam em hospitais. E, como esses dois grupos serão vacinados dentro das próprias instituições onde atuam, os pontos de vacinação contra o novo coronavírus da capital ficam fechados hoje.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para os militares foram reservadas 1,6 mil doses de vacina enviada pelo Ministério da Saúde e, para os trabalhadores da saúde, 1,7 mil.
Segunda dose
Para quem tomou a primeira dose da vacina Coronavac (Sinovac-Butantan) e receberia a segunda dose na quarta-feira (21), ou na quinta (22), é preciso esperar divulgação de nova data. Segundo a Sesau, o município espera a chegada de novas doses, já que não há quantidade suficiente para aplicação da segunda dose. Os imunizantes reservados estão sendo utilizados para vacinar com primeira e segunda dose apenas grupos específicos. A expectativa é de que novo lote chegue ao estado até o dia 23.
Grávidas com comorbidade
Na quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, começa a vacinação de grávidas a partir de 12 semanas de gestação e que tenham comorbidades. São consideradas comorbidades diabetes, hipertensão arterial crônica, obesidade (IMC > 30), doença cardiovascular, asma brônquica, imunossuprimidos, transplantados, doenças renais crônicas e doenças autoimunes.
Para se vacinar, as grávidas que se encaixam nos critérios precisam fazer o cadastro de identificação no site vacina.campogrande.ms.gov.br. Na hora da vacinação é preciso apresentar o pré-natal e laudo médico que comprove a comorbidade.
As vacinas para as grávidas serão aplicadas nos drives do Guanandizão, Ayrton Senna, Cassems, que funcionam das 7h30 às 17h e, no drive do IMPCG, 7h30 às 16h30.