O Ministério da Agricultura vai fiscalizar, a partir deste ano, mais 15 vegetais para manter o controle de agrotóxicos e de outros agentes que possam contaminar os alimentos. Estão incluídos melão, morango, uva, abacaxi, alface, banana, limão, manga, tomate e batata. Segundo informou a Agência Brasil, a maçã e o mamão já faziam parte da lista dos produtos monitorados pela pasta.
A inclusão dos novos alimentos foi determinada por instrução normativa que cria o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC). As primeiras análises serão feitas ainda neste mês. No entanto, os resultados serão divulgados só ao final de cada ano.
Se o ministério encontrar vestígios de agrotóxicos proibidos ou detectar o uso excessivo de substâncias contaminadoras, a propriedade onde o alimento foi colhido receberá a visita de um fiscal. Segundo a Agência Brasil, o funcionário do governo irá trabalhar junto com o produtor para que a irregularidade seja contornada.
O ministério irá fiscalizar a pimenta-do-reino para tentar detectar a presença da bactéria salmonella, que causa vômitos, enjoos e pode levar à morte. Já arroz, amendoim, milho e castanha do Brasil terão o nível de aflatoxinas monitoradas.