O início de 2009 para Mato Grosso do Sul mostra-se promissor na ampliação dos mercados compradores da produção agropecuária do Estado. Está prevista para a próxima semana a visita de uma missão técnica da União Européia a Mato Grosso do Sul.
De acordo com informações preliminares da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a missão deve chegar no dia 21 ao Estado, e realizar visitas na Zona de Alta Vigilância (ZAV) nos dias seguintes. Há possibilidade de que o grupo conheça algumas instalações no município de Caracol.
A intenção da visita é verificar as condições sanitárias do Estado, de modo a aumentar o número de estabelecimentos autorizados a comercializar com o bloco econômico europeu. No final de 2008, duas propriedades – uma em Três Lagoas e outra em Campo Grande – foram habilitadas a exportar carne in natura para a União Européia.
O bloco exige que os animais sejam provenientes de Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados), devidamente certificados pelo Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). Outras seis propriedades de Mato Grosso do Sul aguardam autorização para também vender para a Europa.