Prefeitos de todo o país terão a oportunidade de conhecer detalhes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) na tarde desta quarta-feira (11), no auditório Águas Claras do Centro de Convenções de Brasília. "Os prefeitos são protagonistas no diálogo social que a 1ª Conseg propõe e estamos trabalhando em parceria", afirmou coordenadora-geral do evento, Regina Miki.
Esta manhã, os prefeitos conheceram o conceito e as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), apresentados pelo secretário-executivo Ronaldo Teixeira. O Ministério da justiça vai investir R$ 6,7 bilhões até 2012 na implementação dos projetos previstos
Os prefeitos, por sua vez devem apresentar experiências próprias bem-sucedidas de gestão no setor, que podem contribuir para a iniciativa do governo. "Embora a Constituição Federal coloque a segurança pública como responsabilidade dos estados, os municípios precisam ser ativos nessa discussão. Afinal, a violência acontece nos municípios", ressaltou o prefeito de Diadema, Mário Wilson Reali.
A atividade integra a programação paralela do encontro, que é mais abrangente e trata de várias ações do Executivo, para conhecimento dos novos prefeitos. A cerimônia de abertura foi nesta terça-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para mais informações sobre o evento: https://encontronovosprefeitos.planalto.gov.br/
Conferência – Convocada por decreto presidencial em dezembro de 2008, a 1ª Conseg será realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília. Antes, de março a maio, ocorre a etapa municipal. Nos meses de junho e julho é a vez dos estados realizarem suas conferências. O principal objetivo da 1ª Conseg é definir diretrizes para a criação de uma política nacional para o setor.