Um incêndio foi registrado no conhecido “Buracão da Vila Piloto”, em Três Lagoas, entre a noite de terça-feira (16) até a manhã desta quarta-feira (18). A área foi criada para receber restos de materiais de construção civil, porém, moradores depositam diversos tipos de materiais e o local foi transformado em um lixão. Para agravar ainda mais o problema, algumas pessoas atearam fogo no lixo e as chamas se alastraram pelo terreno consumindo parte da vegetação e provocando transtorno com a intensa fumaça.
O fogo foi combatido por mais de 13 horas por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), responsável pela área. Por meio de denúncia, uma equipe foi até o local no fim da tarde de terça e se deparou com a situação. O fogo queimou a galhada que é depositada no lugar. De acordo com a gestora ambiental da secretaria, Maysa Costa, o incêndio pode ter sido provocado por volta das 17h30 de terça. Devido ao horário, o fogo só foi controlado por volta das 6h desta quarta pelo caminhão-pipa da pasta.
“Essa é uma situação antiga que acontece em Três Lagoas e, mesmo sendo crime ambiental, a população não compreende os riscos que causa à saúde e ao meio ambiente. Fazemos inúmeras campanhas de alerta e conscientização de preservação e descarte correto dos resíduos, assim como queimadas, mas, infelizmente nos deparamos com essas situações”, respalda a gestora.
A secretaria orienta aos moradores para não realizar queimadas, seja em lixo ou mato. “Estamos trabalhando para evitar este problema e, ressaltamos que, a fiscalização será mais intensa. Autores desse tipo de crime ambiental serão responsabilizados conforme a lei”, conclui Maysa.
A queimada urbana é crime é pode render multa de R$ 458,20, conforme o Código de Postura do Município – Lei Municipal nº 2.418 de 23/12/2009, Art. 26, inciso VII. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (67) 3929-1852.