Moradores que fazem tratamento de hemodiálise poderão receber a vacina contra a Covid-19, em Três Lagoas, a partir dessa etapa da campanha. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Três Lagoas recebeu mais 1.840 doses contra o novo coronavírus (Dose 1 e 2), enviadas pelo Governo Federal
Esta é a 9ª etapa de vacinação e desde esta segunda-feira (22) está sendo realizado o agendamento da vacinação da 1ª dose pessoas idosas acima de 70 anos de idade. Além disso, será dada continuidade na aplicação da 2ª dose em todos os cidadãos (comuns ou profissionais da saúde) que já tomaram a 1ª dose a mais de 20 dias.
Assim como ocorreu com outras faixas etárias, os idosos acima de 70 anos devem procurar uma Unidade de Saúde de referência do seu bairro para fazer o agendamento ou pedir auxílio para algum familiar que vá ao postinho para realizar a atualização de cadastro e agendamento.
Idosos acamados, aqueles que não tem condições físicas de se locomoverem até uma unidade de saúde, devem solicitar que um familiar agende horário junto a Unidade de Saúde para que uma equipe volante da SMS vá até a sua residência fazer a aplicação da vacina.
Dúvidas sobre vacinação envie mensagem de texto para o WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde (67) 99324-0361.
Novidade
Seguindo a recomendação do Governo do Estado, o município, dentro do quantitativo de doses disponibilizadas, elencou um grupo de comorbidades para iniciar a vacinação contra o Coronavírus. Desse modo, pessoas em tratamento de hemodiálise receberão a primeira dose do imunizante no próprio Hospital Auxiliadora.
Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Linard, esse grupo foi selecionado devido ao número de doses disponíveis para atender a essa demanda, que é pouco mais de 80 unidades. “Temos hoje, de acordo com cadastramento já existente, cerca é de 80 pessoas em tratamento, desse modo, elencamos esse grupo”, comentou.
Larissa explica ainda que nas próximas etapas, de acordo com a quantidade de doses, “vamos elencar outros grupos de comorbidades para receber a vacina e traçar qual a melhor estratégia para que todos sejam atendidos”, finalizou.
Profissionais da saúde
Seguindo a determinação do Governo do Estado do total de doses, 60 doses serão destinadas à profissionais de saúde. Desse modo, o protocolo indica que os profissionais acima de 38 anos de idade terão prioridade na fila de vacinação. No entanto, os profissionais com idade inferior a 38 anos podem efetuar o cadastro e aguardar a disponibilização da dose. Os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail [email protected].