O estado de Mato Grosso do Sul registrou aumento expressivo nas matrículas em tempo integral na educação básica. Conforme os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, o percentual saltou de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024.
A expansão do tempo integral abrange quase todas as etapas de ensino da rede pública. Na pré-escola, o índice subiu de 3,5% para 4,5%, enquanto os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passaram de 6,3% para 8,6%. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o crescimento foi de 10,4% para 15,5%.
Embora tenha ocorrido avanço na maioria das etapas, houve pequenas quedas. O ensino médio reduziu de 17,4% para 17,3%, e nas creches, a cobertura caiu de 71,5% para 69,8%.
Tempo Integral no Brasil
Em âmbito nacional, o percentual de matrículas em tempo integral passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. Na pré-escola, o índice cresceu de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. O ensino médio, por sua vez, avançou de 20,4% para 24,2%.
O programa Escola em Tempo Integral contribuiu fortemente para esses resultados, com 965 mil matrículas declaradas para o ciclo 2023-2024. Na fase seguinte, 943 mil matrículas já foram pactuadas, embora ainda estejam em processo de declaração.
Declarações do Ministro da Educação
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os avanços decorrem de uma atuação coordenada entre União, estados e municípios.
“Quando a gente cria um programa como o Escola em Tempo Integral é com base nos resultados do Censo Escolar. É um esforço de coordenação junto aos entes federados para alcançar as metas da educação básica”, explicou.
Em relação ao ensino médio, o ministro destacou que o país praticamente alcançou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de 25% de matrículas em tempo integral até 2024, chegando a aproximadamente 23%.
“Temos um novo PNE, com metas mais ousadas para os próximos dez anos, já apresentadas ao Congresso”, completou Santana.
Objetivos do Programa Escola em Tempo Integral
O programa Escola em Tempo Integral busca oferecer jornadas de pelo menos sete horas diárias, priorizando alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A proposta pedagógica deve estar alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Governo Federal oferece assistência técnica e financeira às redes de ensino.