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EDUCAÇÃO

MS registra crescimento de matrículas em tempo integral entre 2022 e 2024

Censo Escolar 2024 revela aumento de estudantes em tempo integral em Mato Grosso do Sul.
Censo Escolar 2024 revela aumento de estudantes em tempo integral em Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul registrou aumento expressivo nas matrículas em tempo integral na educação básica. Conforme os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, o percentual saltou de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024.

A expansão do tempo integral abrange quase todas as etapas de ensino da rede pública. Na pré-escola, o índice subiu de 3,5% para 4,5%, enquanto os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passaram de 6,3% para 8,6%. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o crescimento foi de 10,4% para 15,5%.

Embora tenha ocorrido avanço na maioria das etapas, houve pequenas quedas. O ensino médio reduziu de 17,4% para 17,3%, e nas creches, a cobertura caiu de 71,5% para 69,8%.

Tempo Integral no Brasil

Em âmbito nacional, o percentual de matrículas em tempo integral passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. Na pré-escola, o índice cresceu de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. O ensino médio, por sua vez, avançou de 20,4% para 24,2%.

O programa Escola em Tempo Integral contribuiu fortemente para esses resultados, com 965 mil matrículas declaradas para o ciclo 2023-2024. Na fase seguinte, 943 mil matrículas já foram pactuadas, embora ainda estejam em processo de declaração.

Declarações do Ministro da Educação

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os avanços decorrem de uma atuação coordenada entre União, estados e municípios.

“Quando a gente cria um programa como o Escola em Tempo Integral é com base nos resultados do Censo Escolar. É um esforço de coordenação junto aos entes federados para alcançar as metas da educação básica”, explicou.

Em relação ao ensino médio, o ministro destacou que o país praticamente alcançou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de 25% de matrículas em tempo integral até 2024, chegando a aproximadamente 23%.

“Temos um novo PNE, com metas mais ousadas para os próximos dez anos, já apresentadas ao Congresso”, completou Santana.

Objetivos do Programa Escola em Tempo Integral

O programa Escola em Tempo Integral busca oferecer jornadas de pelo menos sete horas diárias, priorizando alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A proposta pedagógica deve estar alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Governo Federal oferece assistência técnica e financeira às redes de ensino.