Um estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico Medicina Licenciatura Engenharia e Direito (OCDE), aponta que as carreiras profissionais mais procuradas pelos jovens nos últimos 10 anos foram Medicina, Engenharia e licenciatura. Conforme o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MS), Silvio Marães, os jovens precisam olhar com mais atenção as profissões do futuro. "Os destaques vão para compliance de inteligência articificial, engenheiro de tráfego de carros não tripulados e drones, psicólogo (que será muito demandado), além de designer de Realidade virtual e advogado" explicou.
O gestor reforça que além da miopia para as carreiras do futuro, o mercado de trabalho sofre com impactos e mudanças sociais na alteração no estilo de vida com a chegada da pandemia. "A ascensão do homeoffice acarretou uma forma diferente das empresas olharem para os funcionários. Elas medem resultados o tempo todo e o profissional deve ponderar potencialidades mais amplas", analisou.
Para Marães é preciso ter entendimento sobre liderança, transformação digital e muita atenção às demandas para as profissões de hoje. "Essas áreas exigem que profissionais tenham duas características muito importantes, perfil analítico e maturidade comportamental, além do senso de trabalho colaborativo. Profissões do futuro envolvem compliance, principalmente no âmbito da Inteligência artificial”, destacou.
Confira a entrevista completa: