Reportar é verbo fundamental para o jornalismo. Conjugá-lo diariamente é o trabalho do repórter, jornalista que colhe informações e as transforma em notícias a serem veiculadas nos diversos meios de comunicação. Hoje, 16 de fevereiro é o Dia do Repórter. Essa é uma das profissões que fazem parte da formação de quem é jornalista.
Aí do outro lado da telinha e do rádio, você acompanha todos os dias as nossas reportagens que são transmitidas pelos veículos de comunicação do Grupo RCN. só que hoje a redação do Grupo quer te mostrar, também em uma reportagem, como se faz uma. por isso, a pauta é toda nossa!
DIÁRIO DE UM REPÓRTER
Pra entender melhor, tudo começa na redação. Os repórteres recebem a pauta e apuram as primeiras informações. Daí vão para rua e gravam todas as entrevistas necessárias.
Com a ajuda do repórter cinematográfico que tem um papel essencial. Ele capta as imagens necessárias para exibir na reportagem e também grava as sonoras do VT. O “cinegra” está sempre ligado no melhor enquadramento, qualidade da luz e checa o áudio do microfone. É quase que uma casamento as profissões de repórter e cinegrafista. E continuando… Em seguida, o repórter grava a passagem – que é o momento que o repórter aparece na matéria
Volta pra redação, escreve a reportagem – que chamamos de montar uma lauda – seleciona o melhor trecho da fala de cada entrevistado e depois gravamos o off. É off porque nesse momento só aparece a voz do repórter.
No final, na ilha de edição o editor de imagens escolhe os melhores takes e dá vida à notícia. Depois disso, é o que você vê na TV ou ouve pelas ondas do rádio.
ACOMPANHE: