Uma nova ferramenta para cuidar da saúde dos profissionais de segurança pública de Mato Grosso do Sul foi entregue nesta sexta-feira (25). A “Carreta da Saúde”, uma unidade móvel equipada para oferecer atendimento médico, odontológico, oftalmológico, audiométrico e psicológico, vai percorrer o estado, com foco inicial nas cidades de fronteira.
A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), visa oferecer um serviço de qualidade aos profissionais que atuam em áreas de maior risco.
Atendimento completo e estratégico
A carreta, que conta com equipamentos modernos e uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, estará disponível para policiais civis, militares, penais, bombeiros, peritos e outros servidores da área da segurança.
A escolha das cidades de fronteira para o início das atividades se justifica pela exposição desses profissionais a condições de trabalho mais adversas, como o combate ao contrabando e ao tráfico de drogas.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a importância da iniciativa para a valorização dos profissionais da segurança pública. “É um exemplo de cuidado e respeito com o maior ativo que a segurança pública tem no Estado”, afirmou.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, complementou que a carreta representa um marco na assistência biopsicossocial aos servidores, levando o que há de mais moderno em atendimento médico para todo o estado.
*Com informações do Governo de MS