Veículos de Comunicação

CONSCIENTIZAÇÃO

Novembro Azul: HCAA inicia campanha e vai ofertar 100 exames gratuitos por dia

De acordo com o INCA, o câncer de próstata é o mais incidente nos homens e, quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%

Campanha foi iniciada em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1) no HCAA - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG
Campanha foi iniciada em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1) no HCAA - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG

Durante todo o mês de novembro, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) vai ofertar 100 senhas por dia para exames PSA (sangue) gratuitos em homens de 45 a 75 anos. A iniciativa faz parte da campanha ‘Novembro Azul’, que teve início nesta sexta-feira (1) e é voltada para a conscientização e a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata.

A importância é a prevenção, o diagnóstico precoce a gente sabe que salva vidas, a saúde do homem, eu sei que o homem tem um pouco de preconceito com relação a fazer exames de rotina, então a campanha vem para alertá-los da importância de fazer exames e ter um diagnóstico precoce“, afirmou a presidente do hospital, Sueli Lopes Telles.

O cirurgião oncológico e diretor clínico do HCAA, Breno Matos Delfino, explica que os exames são necessários porque a doença não apresenta sintomas.

Inicialmente, o câncer de próstata não tem nenhum sintoma. Em estágios intermediários e estágios avançados, que esses sintomas começam, que são principalmente alterações urinárias, alterações na frequência com que ele vai ir ao banheiro, desconforto para urinar, alterações relacionadas à necessidade de acordar à noite e alterações como dor, etc“, disse o diretor.

Dados da estimativa 2023-2025 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 71.730 novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.230 casos novos por ano desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.

Em tratamento há mais de 20 anos e com o quadro da doença controlado, o engenheiro agrimensor, Nelson Eduardo Picoline, de 78 anos, contou como foi no momento em que descobriu o câncer.

Quando eu fiz o procedimento, acusou que eu estava na fase 2 de 3 de câncer na próxima. Aqui o hospital estava muito deficiente ainda, como eu tinha plano de saúde, fui para São Paulo, retornei e continue o tratamento aqui nesse hospital. Fui fazendo o monitoramento primeiro de mês em mês, depois de três em três meses, foi indo aí cada vez que aparecia um problema o médico aqui me atingia de um jeito aí já fiz radioterapia ultimamente fiz quimioterapia e graças ao tratamento e atendimento aqui nesse hospital é eu tô aqui falando com a imprensa“, falou Nelson.

Novembro Azul

Os interessados em realizarem os exames gratuitos no Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, devem se direcionar à unidade, na Rua Marechal Rondon 1053, a partir do dia 4 de novembro (segunda-feira) com os seguintes preparos:

•Jejum de 4 horas:

•Sem relação sexual por 72h (3 dias);

•Sem atividade de montaria (andar de bicicleta, moto, cavalo, etc).

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 5h no HCAA, localizado na Rua Marechal Rondon nº 1053.

Retirada de exames na UBS: Neste ano, com a parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS/SESAU os resultados deverão ser retirados diretamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima, em 7 dias. No local, o exame será analisado por um profissional da saúde que encaminhará os casos suspeitos para serem investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento no HCAA através do Sistema de Regulação (SISREG) da SESAU.