A General Motors divulgou nesta quinta-feira (11), na Europa, o primeiro teaser do Viva, novo carro de entrada global da montadora — substituto do Spark. A imagem mostra apenas a silhueta do hatch, que também será vendido com o escudo da Opel e o nome Karl, em homenagem ao filho do fundador da divisão alemã, Carl Opel. Feito sobre arquitetura global, o Chevrolet Viva terá dimensões próximas às do Volkswagen Up e preços populares.
Segundo a revista britânica Auto Express, o modelo custará aproximadamente £ 7.000, algo como R$ 26.000 (na cotação do dia). Dessa forma, ficará posicionado abaixo do Corsa e do Adam, atual dupla de entrada do conglomerado norte-americano na Europa. No comunicado, a GM informa que o modelo inédito terá 3,68 metros de comprimento, sendo pouco mais curto que o Adam e razoavelmente menor que o Corsa.
Com o Viva, a GM pretende brigar por volumes maiores de venda, não apenas na Europa, mas em todo o planeta — incluindo o mercado brasileiro, o segundo maior da marca Chevrolet no mundo. Por enquanto, não há nada oficial, mas a expectativa é de que o carrinho seja oferecido em versões hatch e sedã, para substituir Celta e Classic. A perspectiva é de que ambos sejam lançados na Europa em 2015, podendo chegar no Brasil já no ano que vem.
Entre as prioridades, estão justamente os sucessores de Celta e Classic, além de um utilitário compacto inédito, que pode nascer da mesma plataforma. Outra decisão aguardada é a vinda oficial da Cadillac. A montadora estuda trazer a marca de luxo para brigar com fabricantes europeias, como Audi, BMW e Mercedes-Benz. A confirmação da presença do Chevrolet Corvette no Salão de SP, nesta última quarta (10), mostra que tudo isso é possível.