A Volkswagen revelou nesta segunda-feira (14), em uma prévia do Salão de Frankfurt 2015, a nova geração do Tiguan, SUV médio feito sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf. Ela é baseada no conceito Cross Coupé GTE, revelado no Salão de Detroit deste ano.
Com o lançamento, veio a confirmação: o modelo será feito no México em 2017, onde já existe a base para a produção do Golf 7 que vai para os EUA (mercado no qual o novo Tiguan quer acertar em cheio). Consequentemente, com a diminuição de unidades de Jetta vindas do México, já que agora o sedã é nacional, haverá espaço para importá-lo ao Brasil a preço mais acessível. A atual geração sai por R$ 132.390, acima do valor inicial de rivais diretos como Hyundai ix35 (R$ 99.990) e Kia Sportage (R$ 104.900).
A expectativa é que a nova geração chegue ao país até o fim de 2017.
Como é o novo Tiguan
O Tiguan cresceu: são 6 centímetros a mais de comprimento e 3 cm de largura, mas -3,3 cm de altura. O espaço interno melhorou, já que o entre-eixos é 7,6 cm maior se comparado ao da geração anterior. Haverá configuração com sete lugares, embora esta não tenha sido exibida em Frankfurt.
A unidade exposta no evento alemão, aliás, está equipada com o pacote R-Line e utiliza rodas de 20 polegadas, defletores e outros acessórios. Nas versões mais básicas, o carro tem visual mais simples, com rodas menores e vincos menos musculosos.
Seu ponto forte será a conectividade. Para isso, o sistema de informações será inspirado no do recém-lançado Audi TT, já mostrado por UOL Carros: por meio do chamado "cockpit digital", ele dispõe o máximo de dados no quadro de instrumentos do volante, para evitar que o condutor se distraia ao ter que olhar para a faixa central do painel.