Na véspera do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o nutricionista Emerson Duarte alerta para os problemas de saúde entre os jovens devido à falta de qualidade na rotina alimentar.
Emerson destaca um estudo sobre os fatores de risco relacionados a hábitos nocivos à saúde dos adolescentes. A pesquisa foi realizada neste ano pela Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Durante o estudo científico, foram entrevistados 121.580 jovens entre 13 e 17 anos e 81,3% deles apresentaram um dois ou mais fatores de risco. Entre eles, os mais prevalentes foram: a falta de atividade física (71,5%), ingestão irregular de frutas e vegetais (58,4%), sedentarismo (54,1%) e o consumo regular de guloseimas (32,9%).
O nutricionista destaca as principais doenças decorrentes desta situação entre os mais jovens: “Por conta do sedentarismo e alimentação e acaba desenvolvendo outros tipos de doenças, como em primeiro lugar é a diabetes. Depois vem problemas cardíacos, problemas renais, aí vai virando uma cascata“, enfatizou.
Para conhecer as dicas do especialista para melhorar os hábitos alimentares na infância e na juventude, clique abaixo e acompanhe a entrevista na íntegra:
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG