Um estudo realizado pela Universidade Northwestern, de Illinois, apontou que o filme "O Mágico de Oz", de 1939, é o filme de Hollywood mais significativo da história.
Os pesquisadores analisaram a sessão "movie connections" do IMDB (Internet Movie Database), que relaciona referências de uma obra. O que pode ser considerado uma referência é bem aberto: pode ser uma música, uma cartaz de um filme, um dos personagens dizendo uma frase famosa de outro longa.
Esse cruzamento identificou que "O Mágico de Oz", estrelado por Judy Garland é o "mais citado", portanto, o mais influente. A pesquisa exclui filmes com menos de 25 anos, para reforçar a "importância duradoura" de um obra.
O filme foi "citado" 565 vezez, uma distância considerável do segundo colocado, "Star Wars", de 1977, que ganhou 297 referências. "Psicose", de Alfred Hitchcock, ficou em terceiro, com 212 citações.
O filme mais recente na tabela é "Star Wars Episódio V – O Império Contra-Ataca", lançado em 1980. Com 56 citações, ele ocupa o 32º lugar do estudo. Os mais velhos são dois filmes de terror, ambos de 1931: "Frankenstein", estrelado por Boris Karloff, e "Drácula", com Bela Lugosi.