Profissionais das áreas de gestão, segurança do trabalho, eletrotécnica e mecânica estão entre os mais procurados pelo mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul. As afirmações são do gerente de Educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Júnior.
No Senai, são oferecidos mais de 30 cursos gratuitos para estudantes com mais de 14 anos e não há limite de idade. “São cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. O Senai conta com 15 mil alunos este ano em Mato Grosso do Sul, sendo que 3 mil já concluíram a capacitação e foram certificados”, explica.
Júnior salienta que a pandemia exigiu adequações da parte de ensino e aprendizagem do Senai, ampliação de ferramentas interativas e despertou mais interesse dos alunos. “Crescemos de 7,3 para 9,3 a nota média dos alunos nas habilidades práticas”, ressalta. A dificuldade demonstrou capacidade de reinvenção, tanto de profissionais quanto de alunos e o ensino teve que ser intercalado entre a forma remota e atividades práticas em formato presencial para, segundo Júnior, não perder a qualidade. “Sempre atendendo as medidas de biossegurança”.
O Senai atende 11 municípios e tem opções EAD.