Veículos de Comunicação

Sexta-feira Santa

Para garantir segurança, Paixão de Cristo será encenada em pátio de colégio

Via Sacra será realizado no Colégio Dom Bosco, no Centro de Três Lagoas

 - Divulgação/Assessoria
- Divulgação/Assessoria

O grupo de jovens Orientação para Vivência Sacramental (Jovisa) de Três Lagoas apresentará a 19ª edição da “Via Sacra, Paixão de Jesus Cristo”, na Sexta-feira Santa (30). Diferente dos anos anteriores, em 2018 a apresentação ocorrerá no pátio do Colégio Dom Bosco, localizado atrás da Catedral Sagrado Coração de Jesus, com duração de 1h30. A entrada é gratuita e o evento iniciará a partir das 19h.

De acordo com a Diocese de Três Lagoas, a Via Sacra é a reflexão sobre a morte de Jesus Cristo. A meditação se divide em 14 partes, conhecidas como “estações” e se inicia com o julgamento de Cristo, por Pôncio Pilatos, passando por todos os momentos de dor e sofrimento até a crucificação.

No roteiro que será apresentado pelo Jovisa, a encenação começa na Quinta-feira Santa, quando Jesus ceou pela última vez com os apóstolos, e conclui com a ressurreição, remetendo à Páscoa.

Serão montados quatro palcos e cerca de 100 atores entrarão em cena, no pátio do colégio. “Além de ser um local mais seguro, os palcos serão montados dias antes da apresentação e isso nos dará a oportunidade de fazer os testes de som e os últimos ensaios com mais calma. Nas outras edições, por ser na rua, tínhamos apenas uma tarde para montar tudo e fazer os testes”, diz Rafael Coelho Prates, coordenador da encenação.

Como de costume, os atores continuam a caminhar em meio à plateia durante a troca dos palcos e todos os presentes serão convidados a sair em procissão até a Catedral. Lá haverá a encenação da ressurreição de Cristo. “A Via Sacra é um momento de reflexão e oração, por isso a ressurreição acontece dentro da Igreja. Reservamos uma surpresa para este momento que irá emocionar a todos”, diz Rafael.