O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED) firmará convênio com o Ministério da Educação (MEC) para a promoção de educação superior aos professores que atuam na rede estadual de ensino. A parceria deve ser assinada no final deste mês durante solenidade para o início dos trabalhos.
O convênio consiste em repasse de recursos para as universidades públicas de Mato Grosso do Sul para o oferecimento da estrutura para os cursos de formação. De acordo com a SED a iniciativa visa atender os professores que atuam sem ensino superior, professores com formação superior mas sem habilitação e profissionais que atuam fora de sua área de conhecimento específico, como professores de história que ministram aulas de geografia.
Os cursos de formação serão oferecidos através da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
As instituições estarão incumbidas da tarefa de auxiliar o Estado em atingir uma meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) e garantir que todos os professores em exercício nas escolas públicas possam fazer suas graduações para atuarem de maneira mais preparada na educação de crianças e jovens. De acordo com a proposta, as universidades do Estado vão oferecer para estes professores cursos específicos em suas áreas de atuação de maneira gratuita, por meio da Educação a Distância (EAD) oferecida pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), neste método de ensino a UFMS já atua fortemente no Estado, com diversos pólos espalhados pelo interior.
A iniciativa é uma oportunidade que o Estado está recebendo para capacitar seus professores e atender a demanda de ensino com muito mais preparo, principalmente no interior.
As universidades receberão todo o apoio necessário por parte do MEC, a idéia é que nenhuma delas tenha custos com o oferecimento dos cursos para os professores, por isso após a assinatura do convênio com o ministério, a SED irá promover reuniões com as universidades e definir valores para o repasse de recursos.