Pela primeira vez, a carreta do Hospital de Amor está no estacionamento do Hemosul em Campo Grande. Desde o início da manhã desta segunda-feira (21), funcionárias, doadoras e comunidade em geral, que fizeram o agendamento, farão exames de mamografia e preventivo (papanicolau). O trabalho segue até às 17h.
Maria de Fátima Pinheiros Soares mora nas Moreninhas e trabalha como serviços gerais, ela soube da programação e foi a primeira a chegar para fazer os exames. “Isso é muito bom, nem sempre temos dinheiro para pagar. Eu recebo um salário mínimo, então facilita muito fazer o exame sem pagara nada”.
Hoje (21) serão realizados 100 exames, sendo 50 mamografias e 50 preventivos. Os materiais coletados serão enviados para Barretos para serem analisados. Os laudos serão enviados de volta em 40 dias e caso haja alguma alteração, a paciente será orientada a comparecer à unidade do Hospital de Amor.
Ângela Malda trabalha no setor de captação do Hemosul e idealizou a parceria. “Eu estava com meus exames atrasados e vi que tem muitas companheiras, muitas mulheres profissionais que também precisavam ter esse acesso mais rápido, mais fácil, então surgiu a ideia”.
Há 12 anos a carreta torna mais fácil o acesso das mulheres aos exames, segundo a enfermeira do Hospital do Amor, Graziela Barbosa, a unidade móvel foi idealizada e opera na Capital desde o início das atividades do hospital. ” O hospital foi construído juntamente à carreta”, contou, lembrando da história do sr. Antônio de Moraes, empresário e pecuarista que injetou recursos para implantação do hospital.
OUTRAS AÇÕES
Quem não conseguiu agendamento para hoje no Hemosul poderá tentar um vaga para fazer os exames nesta terça (22) ou quarta-feira (23), dias em que a carreta estará estacionada no Terminal Rodoviário da Capital.
O atendimento vai começar às 8h e termina às 17h. Para agendar é preciso chegar cedo e estar com RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG