Depois de um ano inteiro de alerta para o risco de estiagem prolongada em Mato Grosso do Sul, na terça-feira (15), o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) divulgou a tendência das condições climáticas para o trimestre Novembro-Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025.
Segundo a coordenadora do Cemtec, Valeska Fernandes, a expectativa é de que as chuvas fiquem dentro da média no estado.
“Pela primeira vez, os modelos passaram a indicar que as chuvas devem ficar dentro da média histórica. E nos últimos dias, a gente tem observado essa parte das chuvas ocorrendo. Essas chuvas no período da tarde, devido ao aquecimento diurno, voltaram a ser registradas. Ontem mesmo a gente teve ventos fortes na região Sul do estado, teve chuvas também ali em Sonora, tivemos chuvas em Cassilândia e para os próximos dias a tendência é que a gente tenha chuvas também mais significativas em grande parte do estado”, resumiu Valeska.
Apesar da boa notícia com a volta regular das chuvas, a coordenadora antecipou que as altas temperaturas devem permanecer em todo o estado.
“Para os próximos dias ainda deve permanecer essas temperaturas mais altas […] e ao longo da tarde e noite devem ocorrer as pancadas de chuvas, que a gente chama as pancadas de chuvas típicas de verão”.
Este ano, a média da temperatura ficou cerca de sete graus acima do registro histórico em Mato Grosso do Sul. No ano passado, o município recordista foi Aquidauana com 43,7 graus.
Acompanhe a entrevista completa:
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG