A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (2), a operação Audacius, para desarticular organização criminosa que atuava no contraband de cigarros paraguaios. Policiais cumprem 5 mandando de prisão preventiva e 6 de busca e apreensão em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.
Foram bloqueados R$2 milhões em bens móveis e imóveis em nome dos investigados. As investigações tiveram início em dezembro de 2019 após o furto de uma carga de cigarros de origem paraguaia. Os cigarros contrabandeados eram armazenados em residências, na cidade de Dourados, ligadas aos investigado. Quando o estoque apresentava grande armazenamento, os produtos ilegais eram enviados a outros estados, como São Paulo.
Ainda de acordo com a polícia, o nome da operação faz referência a forma audaciosa com que os investigados orquestraram as ações de furto das cargas de cigarros apreendidas.
Todos os investigados têm um longo histórico de práticas de crimes transfronteiriços envolvendo o contrabando de cigarros, sendo que alguns já chegaram a ser presos em flagrante diversas vezes durante as investigações.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, associação criminosa e furto qualificado. As penas podem chegar a mais de 15 anos de prisão, se somadas. Os presos foram encaminhados aos estabelecimentos prisionais do Mato Grosso do Sul, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.
*Com informações da Assessoria de Imprensa