A Polícia Federal prendeu uma pessoa e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Corumbá, distante 430 Km de Campo Grande, nesta terça-feira (31), em operação que combate crimes de promoção de migração ilegal praticados por despachantes de viagens e empresários do ramo.
De acordo com a polícia, a investigação partiu de denúncias de que uma pessoa estaria agindo como “coiote” e facilitando, através de cobrança de valores, a migração ilegal de cidadãos haitianos pela fronteira Brasil-Bolívia.
O grupo criminoso atuaria explorando um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. Nos períodos da manhã e noite estes despachantes buscavam meios de atravessar os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo vantagem econômica para tal fim. Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos.
Ao menos 150 haitianos saíam do Brasil por dia para realizar a travessia.
Os investigados vão responder pelo crime de migração ilegal e organização criminosa.