Trinta e nove acusados de tráfico de drogas foram presos pela Polícia Federal no ano de 2008. De acordo com o delegado Junior Taglialenha, a quantidade de entorpecente apreendida também aumentou em Três Lagoas, em relação ao ano de 2007. No ano passado, os policiais federais do Município foram responsáveis pela apreensão de quase 13 toneladas de entorpecentes. Ao todo, foram apreendidos 312,48 kg de cocaína, 11.456 mil quilos de maconha, 815 gramas de haxixe e 140 gramas de crack. “O número de apreensões continuou praticamente o mesmo em relação ao ano passado, em contrapartida, a quantidade de droga apreendida sofreu um aumento assustador”, completou o delegado.
Apenas para se ter uma dimensão do aumento, em novembro do ano passado, o Estado realizou a incineração de 24 toneladas de drogas, apreendidas em ações da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), por todo o Mato Grosso do Sul. Deste total, quase a metade foi resultado de operações realizadas pelas polícias de Três Lagoas.
Tal volume tem um motivo. Mato Grosso do Sul é uma das principais rotas para a entrada de drogas no País – da Bolívia, vem a cocaína; e do Paraguai, a maconha. Com isso, Três Lagoas vira uma das maiores rotas para o abastecimento no tráfico no estado de São Paulo.
CONSUMO LOCAL
No entanto, as últimas apreensões da Polícia Federal mostram que o consumo de droga no Município também vem aumentando. A prova disso foi uma ação realizada no dia 18 de dezembro (a última apreensão do ano), em que os policiais federais apreenderam cinco quilos de cocaína no interior de uma sela de montaria. A apreensão aconteceu na avenida Clodoaldo Garcia, por meio de denúncia anônima. Uma pessoa foi presa e acabou confessando que receberia R$ 2 mil para transportar a droga de Corumbá e entregar na Cidade. O acusado foi autuado em flagrante.
No ano passado, a PF realizou 44 grandes operações contra o narcotráfico em todo o Brasil. Foram mais de 174 toneladas de maconha, destruídos quase três mil pés de maconha, 19,7 toneladas de cocaína, 338 kg de crack e mais de 132,6 mil comprimidos de ecstasy em apreensões. (R.P.)