Veículos de Comunicação

mediação

Portaria cria grupo de trabalho para mediar conflitos fundiários envolvendo indígenas no Sul de MS

Documento publicado na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União envolve três ministérios

Área em Antônio João alvo de disputa de indígenas e fazendeiros.
Área em Antônio João alvo de disputa de indígenas e fazendeiros. | Foto: Arquivo CBN-CG

Portaria publicada hoje (28) no Diário Oficial da União prevê a criação de Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para mediar conflitos fundiários envolvendo povos indígenas no sul do estado de Mato Grosso do Sul, incluindo a realização de levantamentos e estudos sobre áreas públicas e privadas.

O GTT terá duração de 180 dias e será composto por representantes do Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Público.

A criação do grupo ocorre quase dois meses após o acordo histórico envolvendo a demarcação de uma área indígena em Mato Grosso do Sul. A negociação se refere a 9.128 hectares da terra indígena Nhanderu Marangatu, localizada no município de Antônio João, a disputa pela terra se estendeu por décadas e se encerrou após acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Portaria

Conforme a portaria, serão convidados a participar do grupo – sem direito a voto – representantes da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Mato Grosso do Sul (1 vaga); Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Mato Grosso do Sul (1 vaga) e Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – DPT/FUNAI (1 vaga).

Também serão convidados representantes da Advocacia-Geral da União ( AGU) (1 vaga); Coordenação Regional da FUNAI – CR/FUNAI, Ponta Porã (1 vaga); Coordenação Regional da FUNAI – CR/FUNAI, Dourados, (1 vaga); Ministério Público Federal – MPF, em Dourados (1 vaga); Ministério Público Federal – MPF, em Ponta Porã (1 vaga); Defensoria Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União em Mato Grosso do Sul – DRDH/MS (1 vaga) e Aty Guasu (1 vaga).

 CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG