A Prefeitura de Três Lagoas vai cancelar o Decreto 095 de 2020 que dispõe sobre o grupo de risco para Covid-19. Em virtude deste decreto, professores aprovados no processo seletivo da prefeitura foram considerados inaptos para exercer, temporariamente, atividades na Rede Municipal de Ensino.
Segundo o secretário de Administração, Gilmar Tabone, dos 320 selecionados no processo seletivo, 18 foram considerados inaptos, temporariamente, pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – Sesmt.
O secretário destacou que o decreto prevê o afastamento funcional presencial dos servidores pertencentes aos grupos de risco, ou seja, pessoa que tenham comorbidades pré-existentes que são sensíveis à contaminação por Coronavírus (diabetes, obesidade e outros), bem como os maiores de 60 anos e as gestantes.
“Não há preconceito ou qualquer outra situação de discriminação, apenas o cumprimento de um decreto. Vale lembrar que, as aulas retornarão no dia 1º de março de forma híbrida, ou seja, 50% presencial e 50% telepresencial, e essas pessoas, perante o decreto, não teriam condições de saúde para assumir a sala de aula nesse período de pandemia”, enfatizou Tabone.
No entanto, após reunião com alguns vereadores, a prefeitura decidiu que o decreto será revogado e os professores convocados para exercer as atividades.