A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) leva os materiais esportivos e os kits de uniformes do projeto "Criança no Esporte, Cidadão no Futuro” para todas as escolinhas espalhadas pelo Estado.
O presidente da Fundesporte, Julio César Komiyama, e o presidente da Federação de Bicicross, Marcos Ortega “Bigorna”, fizeram a entrega dos materiais esportivos para o diretor-presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Ponta Porã, Adir Teixeira.
Segundo Adir, a modalidade de bicicross é a caçula dos projetos fomentados em Ponta Porã. “Dentre tantas escolinhas no município o bicicross foi escolhido, por possuir atletas que estão despontando na modalidade. Um exemplo é o atleta de nove anos da cidade que já detém o titulo brasileiro na modalidade”, conta Adir.
O projeto no município atende cerca de 50 crianças e tem como coordenador um atleta de ponta da cidade, o piloto Talles, que assumiu neste domingo a Coordenação.
O projeto "Criança no Esporte, Cidadão no Futuro" visa implantar 80 escolinhas de atividades esportivas e recreativas em 50 municípios do Estado, atendendo a faixa etária de 7 a 14 anos nas seguintes modalidades: futebol, futsal, basquetebol, vôlei de areia, voleibol, bicicross, judô, natação, capoeira, boxe, taekwondo, atletismo.
As cidades participantes do projeto são: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Piraputanga, Aparecida do Taboado, Bonito, Bodoquena, Bela Vista, Campo Grande, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Coxim, Dourados, Jaraguari, Guia Lopes da Laguna, Fátima do Sul, Eldorado, Maracaju, Miranda, Nioaque, Naviraí, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde, Sidrolândia, Sete Quedas, Tacuru, Terenos, Três Lagoas, Vicentina, Costa Rica, Ladário, Pedro Gomes, Mundo Novo, Sonora, Aral Moreira, São Gabriel do Oeste, Jardim, Ponta Porã e Itaquiraí.
As atividades deverão atender aproximadamente 7 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. As aulas deverão ser praticadas fora do horário de aula dos atletas e os monitores são profissionais de educação física, ex-atletas, acadêmicos e provisionados, indicados pela comunidade dos municípios ou associações beneficiadas pelo projeto.
O esporte tem um importante papel uma vez que contribui para a melhoria das qualidades físicas e emocionais proporcionando a socialização entre crianças e adolescentes e a integração com o meio a que pertencem.
O convênio do projeto foi firmado entre a Associação Atlética Pelezinho e o governo do Estado, por intermédio da Fundesporte com recursos do Fundo de Investimento Esportivo (FIE).