O início do ano traz consigo a responsabilidade de quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2025. Em Três Lagoas, que possui uma frota de mais de 103 mil veículos, mais de 56 mil carnês foram emitidos para os contribuintes.
Quem optar pelo pagamento à vista até 31 de janeiro terá um desconto de 15%. Para os que preferirem dividir, o tributo pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 30 de maio.
João Catelli, coordenador da Agência Fazendária de Três Lagoas, destacou a importância do pagamento do imposto. Segundo ele, o IPVA é essencial para manter o equilíbrio financeiro do Estado e do município, além de ser uma obrigação tributária de todos os cidadãos.
“A arrecadação do IPVA para 2025 em Três Lagoas deve ultrapassar os R$ 70 milhões, com 50% desse montante destinado ao município e os outros 50% ao Estado”, explicou Catelli.
A Secretaria da Fazenda reforça que o imposto é requisito obrigatório para licenciamento, transferência e demais procedimentos relacionados ao veículo. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido a guia de pagamento, ela pode ser emitida diretamente no site da Secretaria da Fazenda.
Os veículos mais comuns na frota local são carros e motocicletas. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado, ficando atrás apenas do ICMS.
Os recursos arrecadados com o imposto ajudam a financiar investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sendo, portanto, uma receita fundamental para o desenvolvimento regional.