O projeto do presidente regional do PSDB e ex-governador de MS, Reinaldo Azambuja, de conquistar a maioria das prefeituras em Mato Grosso do Sul nestas eleições se tornou realidade com o final da apuração dos votos.
O resultado do pleito revelou que o partido tucano fez 44 das 79 prefeituras do estado. Destes, 31 prefeitos do PSDB conseguiram se eleger com mais de 50% dos votos válidos.
Em termos percentuais, o candidato mais votado foi o de Paraíso das Águas, na região Norte do estado. O tucano Ivan Xixi conquistou a preferência de 86,39% dos eleitores que escolheram entre ele e Grandão do PT, que teve apenas 13,61% dos votos válidos.
No município de Rio Negro, o candidato Henrique Ezoe (PSDB) teve 84,58% dos votos válidos contra 15,42% de Élio do Bico (PRD).
Outros partidos
O PP é o segundo partido com o maior número de prefeitos e prefeitas eleitos em Mato Grosso do Sul neste domingo (6). O Partido elegeu representantes em 15 prefeituras.
O candidato mais votado do PP foi José Natan, de Aparecida do Taboado, com 78% dos votos válidos.
Na terceira posição está o MDB que elegeu 10 prefeitos em MS, sendo a candidata Girleide, de Bodoquena, a mais votada do partido, com 73,97% dos votos válidos.
O PSD elegeu três prefeitos e o PSB apenas um. Acompanhe a relação completa abaixo: