Veículos de Comunicação

LITERATURA

Psiquiatra aponta oito passos do relacionamento saudável em ‘A Namoradeira’

A obra de 300 páginas reflete sobre o autoconhecimento e o amor

Silmara Medeiros no estúdio da rádio CBN-CG
Silmara Medeiros no estúdio da rádio CBN-CG | Foto: LSSCom/CBN-CG

Em trezentas páginas, a psiquiatra, professora e escritora Silmara Medeiros apresenta a trilha da felicidade entre os casais, mas não somente – no livro ‘A Namoradeira”. A obra faz uma analogia entre o móvel – conhecido como namoradeira – e os relacionamentos pessoais. A escritora mescla no trabalho sua experiência profissional como psiquiatra com as vivências pessoais e observações da vida sobre autoconhecimento, conexões, diálogos e flexibilidade.

“Isso vale para todos os tipos de relacionamento, inclusive o relacionamento de você com você mesmo, porque tudo é de dentro para fora. Então, por exemplo, pensando nos vínculos, tirando o sexo e olhar juntos na mesma direção, vale para absolutamente todos os vínculos”.

Segundo a escritora, não existe amor sem autoconhecimento. “O relacionamento da pessoa com ela mesma é o princípio de tudo, até o amor. Gente, a grande dificuldade é essa. A pessoa fala, amo mais você do que a mim mesma. Gente, isso não é saudável. Nós só conseguimos dar para o outro de forma verdadeira e profunda aquilo que nós temos para nós. A única exceção até hoje que eu estudei, que eu observo são com os filhos. Às vezes a gente dá mais coisas pros filhos porque é um amor muito diferente. Mas para qualquer outro vínculo, que seja nosso amor marido, esposa, pai, mãe, amigos, trabalho, tudo é de dentro pra fora”.

Escrito com uma linguagem simples, a obra conta com textos, poemas da autora reunidos ao longo da vida e escritos durante e pós-pandemia da covid-19. Publicado pela editora Literare Books International, o livro pode ser encontrado na Amazon.

Acompanhe a entrevista completa.

 CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG