Quarenta mulheres foram diagnosticadas com câncer de mamas neste ano, em Três Lagoas. O dado é do setor de Oncologia do Hospital Auxiliadora. Segundo a instituição, atualmente, 130 pacientes estão em tratamento oncológico.
O tipo de câncer, prevenção e tratamento ganham mais protagonismo neste mês com a campanha Outubro Rosa. Em Três Lagoas, por meio da rede pública de saúde, as mulheres possuem acesso, gratuito, a exames preventivos e ao tratamento da doença.
As unidades de saúde, o Hospital Auxiliadora e a Clínica da Mulher são as principais portas de entrada que as mulheres possuem no acesso aos exames de rastreamento e de prevenção ao câncer de mama por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
ATENDIMENTOS
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades de saúde de Três Lagoas vão disponibilizar diversos serviços por meio da campanha, contemplando as mulheres cadastradas em cada unidade de referência. Entre os serviços, estão:consulta de enfermagem; coleta de material para exame preventivo; exame clínico da mama; teste rápido; atualização do calendário vacinal; solicitação de mamografia; atualização do Cadastro Único; avaliação antropométrica; registro de marcadores de consumo.
Ainda haverá palestras sobre câncer do colo do útero e da mama e sobre a importância do auto exame. Além de debates voltados para assuntos ligados à violência doméstica; autoestima e autoimagem e nutrição preventiva da mulher.
PROGRAMAÇÃO
Neste sábado (8), a campanha será nas Unidades: Maristela, Jupiá, Vila Piloto e Santo André.
No sábado seguinte, dia 15, as pacientes moradoras dos bairros Santa Luzia, Vila Haro, Paranapungá, Atenas serão atendidas com açõe. No dia 22, a programação de campanha se estende aos bairros Interlagos, Vila Alegre, Miguel Nunes, Arapuá, Novo Oeste.
As ações encerram no dia 29, com palestras e serviços nas unidades de saúde do Santa Rita, São Carlos, Nova Três Lagoas.